O atual governo, os partidos candidatos às próximas eleições e o próximo governo precisam de saber, desde já, que a Educação não pode continuar a ser negligenciada. Precisa de perceber que há problemas urgentes a resolver, que os profissionais da educação exigem condições dignas e que os alunos merecem um sistema de ensino público e universal, à altura do seu futuro.
Vamos encher as ruas de Setúbal!
É precisamente em período eleitoral que os políticos/governantes muitas vezes estão mais permeáveis à pressão porque estão na sua “caça ao voto”, lembremos aqui a recém conquista dos colegas das Escolas Portuguesas no Estrangeiro. Será importante que os Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores e Especializados, que são desconsiderados há décadas, consigam algum destaque neste período para as suas justas reivindicações. Ao mesmo tempo, os docentes continuam com problemas semelhantes por resolver.
Destacamos algumas das reivindicações que levam TODOS os Profissionais de Educação do concelho de Setúbal à greve e manifestação:
- por mais pessoal docente e não docente nas escolas;
- por aumentos salariais;
- correção das carreiras e atualização de níveis remuneratórios de acordo com a antiguidade;
- acesso à CGA para todos;
- concursos de vinculação para técnicos especializados;
- por uma avaliação justa e sem quotas;
- fim das ultrapassagens, reposicionamento total e compensação pelo tempo de serviço de docentes reformados, em vias de se reformar e dos 9º e 10º escalões;
- por uma gestão escolar democrática.
PERCURSO da MANIFESTAÇÃO – Terça-feira, 6 MAIO 2025 – 9H00
Início – Rua do Mirante (Em frente da EB 2/3 de Aranguez)
– Rua Escola Técnica (passagem em frente da ES Sebastião da Gama)
– Avenida Luísa Todi (passagem em frente do Mercado Municipal)
Fim – Praça de Bocage
JUNTOS SOMOS + FORTES!