No 25 de Abril, o S.TO.P. considera impreterível continuar a evidenciar que existem direitos que nos estão a ser retirados, a uma velocidade atroz.
Assim, na manifestação dos 51 anos do 25 de Abril em Lisboa é fundamental marcar presença e reafirmar a importância da democracia/liberdade nas Escolas e nas ruas quando temos, nomeadamente:
– o aumento do assédio e autoritarismo nas escolas, faltando uma gestão escolar democrática;
– um processo deturpado e enviesado de avaliação dos Profissionais de Educação, que questiona constantemente a nossa democracia/liberdade;
– falta de valorização de TODOS os profissionais que trabalham na escola pública, característica essencial da verdadeira democracia.
O S.TO.P. irá patrocinar autocarros dos locais onde haja um número de colegas suficiente que justifique esse patrocínio. É fundamental fazer esta pré-inscrição até às 18h de terça-feira, dia 22 de abril.
Preço máximo dos autocarros (viagem de ida e volta para Lisboa): 5 euros para sócios e 15 euros para não sócios.
25 de Abril e a Caixa Geral de Aposentações – CGA
Além da manifestação do dia 25 , poderemos no dia 24 de abril aproveitar para realizar iniciativas junto de um Festival de Cinema e Política, onde estarão deputados da Assembleia da República.
Queremos em particular, assinalar a desigualdade de acesso e as contínuas injustiças na reinscrição e não entrada na CGA, desde 2006, de TODOS os profissionais de educação. A CGA para TODOS, é para o S.TO.P. uma das suas principais bandeiras, continuamente.
Assim, vimos auscultar a vossa disponibilidade para participar nas atividades, através do preenchimento deste formulário:
CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE NAS INICIATIVAS DO 25 DE ABRIL DE 2025
As iniciativas expostas no formulário decorrerão em frente do Festival Política 2025 – Programação Lisboa – 24 de abril – Festival Politica, que tem no seu programa:
17h30 – Cinema – Sessão Políticos e Políticas
“Sem professores não há políticos”, de Miguel Ferreira, 35’ (Portugal)
O S.TO.P acrescentará que sem TODOS os Profissionais de Educação não há Escola, não há profissões e não há políticos.
18h – Conversa – Cara-a-cara com deputados
Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado sobre um tema, dúvida ou questão (ver no site).
A par destas sessões poderemos realizar: uma concentração, uma vigília e/ou um jantar convívio sempre e quando tenhamos um número suficiente de colegas inscritos
Lembramos que, caso haja necessidade e número suficiente de interessados, o S.TO.P. poderá organizar o transporte de deslocação, mediante co-comparticipação.
JUNTOS SOMOS + FORTES!