Os trabalhadores dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra) realizaram, na semana passada (de 26 a 30 maio), uma greve de 5 dias com elevada participação.
A história demonstra-nos que uma greve aproxima os trabalhadores da vitória se conseguir perturbar o quotidiano da sociedade e, neste caso, muitas comunidades escolares tiveram que ajustar o seu quotidiano devido à elevada adesão e ao impacto desta greve.
No entanto, é fundamental compreender que a greve/luta destes trabalhadores não é a causa mas sim a consequência de um problema, pois este serviço público, bem como os seus trabalhadores, têm sido muito desvalorizados/atacados pelo poder político. Isso é o que tem prejudicado, verdadeiramente e de forma contínua, a qualidade deste serviço muito importante para as populações do município de Coimbra.
O S.TO.P., assim como tem feito nos últimos anos, relativamente a lutas de trabalhadores de outras áreas (saúde, justiça, jornalismo, bombeiros, etc), vem, deste modo, expressar a sua solidariedade a esta luta legítima por melhores serviços públicos para as nossas populações, algo indissociável às condições e à dignidade dos seus trabalhadores.
JUNTOS SOMOS + FORTES!