Vote a favor da Escola Pública e da valorização de todos os seus profissionais

Vote a favor da Escola Pública e da valorização de todos os seus profissionais

Só a Escola Pública é que garante a todas as crianças e jovens, independentemente de serem filhos de ricos ou pobres, o seu direito a uma Educação de qualidade. No entanto, a Escola Pública e todos os seus Profissionais nos últimos governos, em particular desde 2008, têm sido intensamente atacados, o que tem degradado de forma significativa as suas condições de trabalho com graves consequências para o presente e futuro dos alunos.

O caminho para melhorar o acesso a uma Educação de qualidade para todos, não é voltar aos contratos de associação ou o cheque ensino (retirando ainda mais recursos da Escola Pública para os lucros de escolas privadas), ou acreditar que se resolve a falta de professores trazendo de volta os professores reformados ou, sem qualquer critério pedagógico e apenas critérios economicistas, acabar com o 2.º ciclo, prejudicando profundamente a qualidade e a exigência de ensino dos alunos do 5.º e 6.º ano nas diferentes disciplinas, ou dizer que temos uma escola inclusiva e segura sem mais pessoal docente e não docente que a possam assegurar.

Para começar a resolver os problemas da Escola Pública, além das justas reivindicações específicas para cada sector, é fundamental melhorar as condições de trabalho de todos os seus profissionais, Assistentes Operacionais e Técnicos, Docentes e Técnicos Superiores e Especializados, nomeadamente com:

  • Avaliação justa e progressão sem quotas
  • Contagem de todo o tempo de serviço
  • Gestão escolar democrática
  • Direito à CGA para todos
  • Fim da Municipalização

Há muito dinheiro no nosso país, mas, infelizmente, está muito mal distribuído. Por exemplo, não podemos esquecer que quando os bancos apresentaram prejuízos, o Estado português injetou na banca mais de 20.000 milhões de euros, socializando dessa forma os seus prejuízos. No entanto, agora que os bancos apresentam lucros recorde (muito à custa de exorbitantes juros à habitação e de artificiais taxas/comissões), esses lucros enormes não estão a ser socializados para termos serviços públicos de qualidade para todos (Educação, Saúde, Justiça, Transportes, Informação, Cultura, etc). Por isso, nas próximas eleições, não se deixe enganar e não hipoteque o presente e o futuro do seu filho/neto:

PROGRAMAS SOBRE EDUCAÇÃO DOS PARTIDOS CANDIDATOS ÀS LEGISLATIVAS 2024

O S.TO.P. compilou as medidas programáticas que os partidos com assento parlamentar apresentam sobre a educação que pode consultar aqui.

SÍNTESES DAS REUNIÕES DO S.TO.P. COM OS PARTIDOS POLÍTICOS

Ao convite para reuniões com o S.TO.P. acederam o PSD e o LIVRE, com o primeiro tivemos audiência no dia 16 de fevereiro e com o segundo será dia 6 de março. Consulte aqui o resumo dessas audiências:

ARTIGOS RELACIONADOS

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais