O Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia fez publicar no dia 23 de setembro o Despacho n.º 11200-A/2025 que os quadros de zona pedagógica (QZP) considerados carenciados, para o ano letivo de 2025-2026, nos termos do Decreto-Lei n.º 51/2024. São 10 QZP de que o S.TO.P. já tinha informado no resumo da reunião com o MECI de 27 de agosto de 2025.
Nestes QZP aplicar-se-á as medidas temporárias e transitórias para colmatar a falta de docentes, ou assim quer o MECI fazer crer.
Nomeadamente, no que concerne ao alargamento da possibilidade de atribuição de mais horas extraordinárias (ATENÇÃO: só nestes QZP é possível atribuir até 6 horas extraordinárias (o ECD permite até 5h) e mais de 6h até 10h aos docentes, sempre com o acordo destes), conforme o Decreto-Lei n.º 51/2024 (artigo 4º) .
No que ao apoio à deslocação diz respeito, quem estiver deslocado a mais de 70km da sua residência e colocado num agrupamento de escola ou escola dum QZP carenciado terá direito a uma majoração (minúscula) no valor do apoio de acordo com o Decreto-Lei n.º 57-A/2024 (artigos 14º a 16º).
Consulte aqui o mapa com os QZP carenciados para o ano letivo 2025/2026 destacados por listas oblíquas:
Consulte aqui o quadro com a lista dos concelhos dos QZP carenciados.
| QZP | Concelho |
|---|---|
| 40 | Alenquer |
| 40 | Azambuja |
| 40 | Rio Maior |
| 40 | Santarém |
| 45 | Amadora |
| 45 | Cascais |
| 45 | Loures |
| 45 | Odivelas |
| 45 | Oeiras |
| 45 | Sintra |
| 45 | Vila Franca de Xira |
| 45 | Lisboa |
| 46 | Alcochete |
| 46 | Almada |
| 46 | Barreiro |
| 46 | Moita |
| 46 | Palmela |
| 46 | Seixal |
| 46 | Sesimbra |
| 46 | Setúbal |
| 46 | Montijo |
| 54 | Santiago do Cacém |
| 54 | Sines |
| 54 | Grândola |
| 57 | Odemira |
| 57 | Ourique |
| 57 | Aljustrel |
| 58 | Castro Verde |
| 58 | Mértola |
| 58 | Almodôvar |
| 59 | Aljezur |
| 59 | Vila do Bispo |
| 59 | Lagos |
| 60 | Lagoa |
| 60 | Monchique |
| 60 | Silves |
| 60 | Portimão |
| 61 | Albufeira |
| 61 | Loulé |
| 62 | Olhão |
| 62 | São Brás de Alportel |
| 62 | Faro |






